Meu Metro Quadrado

Aberta ou fechada?

5 de junho de 2015


Cozinha aberta ou fechada? Essa semana me deparei com a pergunta de um cliente investidor. Chegou a hora de personalizar a planta do apartamento que comprou para revenda e na hora ele me perguntou – cozinha aberta ou fechada? Respondi que a regra é quase sempre essa: casais sem filhos, primeiro apartamento, cozinha aberta. Casais com filhos, cozinha fechada. Não são dados oficiais, mas visitando e observando noto que a cozinha aberta sempre impressiona – em tempos de plantas enxutas uma paredezinha a menos faz vezes de mais espaço. Mas ela não é para qualquer um. Mão na consciência e (a) se você é dos “colecionadores” de potinhos e outras coisitas mas, (b) tem uma preguiça tremenda de guardar a louça do escorregor ou (c) sua louça nem chega no escorregor, pense bem. Acho que você merece uma porta e uma parede a mais para ser feliz. Uma cozinha integrada e bagunçada, tem um efeito Katrina na harmonia da casa. Lembre-se que quem entra vai ver sala, cozinha, louça suja e as vezes até lavanderia. Eu ainda gosto muito das abertas – mas me enquadro no “casal sem filhos”. E vocês?

Deixe seu comentário

2 respostas para “Aberta ou fechada?”

  1. Isa disse:

    Eterno dilema. Adoro as abertas, mas tanto meu apartamento anterior, quanto o atual, tem área de serviço interligada a cozinha, que por sinal não tem janela. Então, optei pela fechada mesmo.
    não concebo a visita chegando de surpresa, e deparando com uma cueca no varal.

  2. Daniela Araujo disse:

    Vou dar minha opinião de pessoa já com filhos! Amo cozinha americana, acho linda por todos os motivos citados, mas acho que a cozinha americana ou fechada está relacionada ao estilo de vida dos moradores. Você precisa pensar em primeiro lugar:

    1. Te incomoda a sala da sua casa bagunçada?
    2. Você sabe que a cozinha será na verdade uma parte da sua sala?
    3. Você é uma pessoa que deixa sempre a cozinha organizada?
    4. Te incomoda entrar na cozinha e ver louça suja, louça no escorredor?
    5. No caso das pessoas com filhos, te incomoda saber que sempre (ou quase sempre) haverá sobre a pia um esterilizador imenso, latas de leite, mamadeiras, bicos, vasilhinhas de comida?

    Na minha casa, desistimos da cozinha integrada porque estes fatores nos incomodam. Muito.
    Tem dias que queremos deixar a louça toda escorrendo enquanto estamos no sofá vendo filme.
    Tem dias que queremos deixar a fritadeira ligada (e ela faz barulho) e fechar a porta da cozinha.

    É o nosso estilo. E acima de tudo, precisamos ser fieis ao nosso estilo de vida! Fica a dica! Nem tudo que é lindo em revistas de decoração funciona para todas as pessoas.

    Me incomoda a ideia de ter a pia quase dentro da minha sala de jantar. Mas este é o meu estilo. Por outro lado vejo amigos com cozinhas americanas e amo!

    A dica principal é analisar sempre antes de tomar qualquer decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@meumetroquadrado